Como os florais de Bach podem ajudar nos casos de depressão

Insistimos MUITO neste tema, pois além de necessário ser discutido queremos mostrar ao mundo que existem diversas alternativas de terapias alternativas que podem auxiliar na retomada da sua alegria! Neste artigo a nossa Terapeuta Floral, Emi Ribeiro, explica tecnicamente o que são Florais de Bach e como atuam em casos de depressão.

O QUE SÃO FLORAIS DE BACH E QUEM OS CRIOU?

Os Florais de Bach são compostos por essências naturais extraídas das plantas e das flores. São um conjunto de “remédios” naturais como o próprio criador Dr. Edward Bach nomeou. É um método totalmente eficaz e simples capaz de restaurar e equilibrar as emoções. Além de desbloquear os nós da mente, age no físico e derruba as barreiras emocionais que nos levam aos estados de desequilíbrio.


Os Florais de Bach foram criados por Dr. Edward Bach, um médico com ideias muito à frente do seu tempo, inconformado com a medicina tradicional que olhava o ser em partes: separando mente, corpo e emoções. Para ele o estado emocional do paciente era muito mais importante do que a própria doença instaurada, uma vez que o estar bem mentalmente influenciava diretamente na materialização e cura da doença. Ele dizia que a doença era apenas um aviso de que havia um desequilíbrio emocional.


A ORIGEM DAS DOENÇAS E OS SETE DEFEITOS DO HOMEM SEGUNDO O DR. EDWARD BACH

Por trás de cada doença sempre existe um padrão de comportamento ou uma emoção em desequilíbrio. A doença vem para avisar que há algo de errado nos afastando da nossa essência - Edward Bach

A doença é o resultado do conflito entre a alma que é nosso EU SUPERIOR e nossa personalidade que é EU INFERIOR (o que somos no dia a dia).


Os sete defeitos do homem segundo Dr. Bach são:


  • Orgulho

  • Crueldade

  • Ódio

  • Egoísmo

  • Ignorância

  • Instabilidade

  • Cobiça

  • Gula


OS 12 ESTADOS EMOCIONAIS DESARMÔNICOS DO SER HUMANO

Foram criadas 12 essências florais, primeiramente que Edward Bach chamou de "os curadores" e depois, continuou com suas pesquisas, chegou a mais 26 essências e à "fórmula Rescue", totalizando 38 florais de seu sistema atual.


A ideia inicial do trabalho com as flores desenvolvido pelo Dr. Bach apoiou-se em sua convicção de que a humanidade era composta por 12 grupos pré-definidos. Cada ser humano pertence a um grupo, tendo em comum determinadas característica de personalidade, temperamento e traços de caráter. Para cada estado foi desenvolvido um floral, respectivamente correspondentes aos 12 estados desarmônicos do indivíduo.


Os 12 estados desarmônicos são:


  • Medo

  • Impaciência

  • Desinteresse

  • Tortura

  • Agitação

  • Entusiasmo

  • Fraqueza

  • Falta de autoconfiança

  • Indecisão

  • Indiferença

  • Desânimo

  • Desespero


OS SETE GRUPOS DOS FLORAIS DE BACH

Os 38 florais foram divididos em sete grupos distintos, de acordo com as emoções e comportamentos comuns às pessoas.


Existe o grupo do medo, grupo de indecisão ou insegurança, grupo da solidão, grupo da falta de interesse no presente, grupo dos sensíveis a influências e opiniões, grupo do desespero e o grupo da preocupação excessiva com o bem estar alheio (controladores).


SOBRE A DEPRESSÃO

A depressão é denominada pela psicologia como um "transtorno mental recorrente que leva a pessoa a deixar de realizar o que era fácil, prazeroso e leve, como: afazeres do dia a dia, estudos, atividades físicas, hábitos e higiene, etc".

O nosso corpo é muito inteligente e se adapta com facilidade. Quando algo acontece, ele rapidamente fica confortável, mesmo sendo uma situação não tão favorável - e nesse caso ele grava os sentimentos e sensações em suas células, que são a menor unidade viva do nosso corpo, e fica viciado naquela sensação. Sim, o nosso corpo se acostuma com a dor emocional e com isso entra em um círculo vicioso, aumentando cada dia mais as sensações das mesmas, fazendo com que sejam mais intensas.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 264 milhões de pessoas no mundo sofrem com a dor da depressão, e muitas delas não chegam a ter um tratamento adequado principalmente nos países considerados pobres.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA DEPRESSÃO

Segundo a psicologia, os principais sintomas da depressão são: Tristeza, humor deprimido, desânimo, baixa autoestima, dormir em excesso, sentir-se sem esperança, irritabilidade, pensamentos suicidas, ansiedade, angústia, dificuldade de raciocínio, dificuldade de concentração, dificuldade em tomar decisões, fadiga, movimentos físicos involuntários, ganho ou perda de peso, mudança de apetite, insônia, sentimentos de inferioridade, sentimentos de inutilidade, medo, insegurança, falta de interesse, diminuição do desejo e desempenho sexual, interpretação distorcida e negativa da realidade, tensão, dores físicas.


COMO OS FLORAIS DE BACH VÃO AJUDAR NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO?

Os Florais de Bach agem diretamente na memória de nossas células, a fim de gravar novas sensações e sentimentos, ou seja, emoções novas e saudáveis, resgatando a essência da pessoa e possibilitando a ação na causa do problema - e não apenas nos sintomas.


Os Florais de Bach tendem a auxiliar no equilíbrio das emoções, e por consequência manifesta-se no físico - dependendo essencialmente da forma como o indivíduo se permite mudanças também em sua rotina física e mental. O floral não promete cura, como também não opera milagres - ou seja, seus hábitos precisam sim mudar para que a terapia holística com Florais de Bach desempenhem da melhor forma para si.


A Terapia Floral olha para o ser como um um olhar de amor e gentileza.

A eficácia dos Florais de Bach está na transformação comportamental equilibrando as emoções, instalando saúde e bem-estar e fazendo com que as qualidades positivas que o ser humano já possui desabrochem tornando-o mais consciente e possibilitando a retomada.


A terapia com os Florais de Bach é um processo que deve ser levado a sério. A frequência em relação a sua ingestão é mais importante do que a quantidade a ser ingerida.


Lembrando que é imprescindível a consulta com um Terapeuta Floral Profissional que irá realizar uma anamnese (avaliação prévia, com um questionário contendo perguntas importantes que auxiliarão o terapeuta floral a identificar a melhor indicação para ti).


QUANTO TEMPO DURA A TERAPIA FLORAL COM FLORAIS DE BACH PARA CASOS DE DEPRESSÃO?


A terapia floral com Florais de Bach não tem um tempo definido, geralmente se faz uma consulta inicial para análise da questão e para a devida indicação das essências (Anamnese) e é indicado o retorno mensal por pelo menos três meses, para acompanhamento. Cada fórmula de floral pode conter no máximo a mistura de seis essências.


Após a primeira indicação de floral é realizada uma nova consulta para verificar como a pessoa se sente em relação ao problema identificado, caso seja averiguada a necessidade repete-se a fórmula anterior e caso não seja necessário passa-se para as próximas queixas, e assim sucessivamente, para a indicação de novos compostos florais.


QUEM PODE FAZER USO DOS FLORAIS DE BACH E QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES


Os Florais De Bach podem ser utilizados por adultos, idosos, crianças, jovens, gestantes, animais e bebês , desde que respeitadas as indicações de misturas e dosagem corretas.


Não há contraindicações para o uso de Florais de Bach por serem naturais. Contudo, salientamos que, apesar de serem naturais, é importante que o uso de Florais de Bach tenha o consentimento de um médico, principalmente quando não há histórico de uso.


“A doença é única e puramente corretiva: nem vingativa, nem cruel; É o meio adotado pelas nossas próprias almas para mostrar-nos os nossos erros, impedir-nos de cometer erros maiores, obstar o que façamos mais mal e trazer-nos de volta ao caminho da Verdade e da Luz, do qual nunca deveríamos ter saído” - Dr. Edward Bach

Neste link do vídeo do canal do youtube do tarot a nossa terapeuta floral, Emi Ribeiro, explica como funciona a sessão de Terapia floral com foco em depressão!

Esperamos ter conseguido esclarecer um pouco melhor sobre o que são os florais de Bach e como eles agem nos casos de depressão.


Obrigada por ler

Foi um gosto escrever para você!


Bru e Emi Ribeiro (Terapeuta Floral habilitada, do Portal o Tarot da Bru)


Agende aqui a sua sessão de Terapia Floral com Florais de Bach





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo